Notícias

Simples Nacional descomplicado: veja como pagar menos impostos na prática!

A legislação do Simples Nacional é essencial para qualquer empreendedor que está abrindo ou administrando um negócio

A legislação do Simples Nacional é essencial para qualquer empreendedor que está abrindo ou administrando um negócio.

Esse regime foi criado para simplificar os impostos, reduzir a burocracia e oferecer melhores condições para micro e pequenas empresas crescerem no Brasil. Ele unifica tributos e facilita toda a parte fiscal do dia a dia.

Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe da Contadores CNT retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a Legislação do Simples Nacional e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!

O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:

  1. Qual a legislação do Simples Nacional?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: ”O Simples Nacional foi regulamentado pela Lei Complementar nº 123/2006, que estabeleceu um regime tributário simplificado para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

O objetivo principal da legislação foi reduzir a burocracia e os custos operacionais das empresas, unificando o recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais.

No entanto, antes dessa legislação, pequenos negócios precisavam pagar diversos impostos separadamente, lidando com alíquotas diferentes e processos complexos.

Assim, com a criação do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), todos os tributos passaram a ser recolhidos em uma única guia, simplificando a gestão tributária.

A escolha do regime tributário ocorre no momento da abertura da empresa e afeta diretamente a carga tributária, a forma de declaração dos impostos, bem como, o limite de faturamento permitido.”

  1. Quem pode optar pelo Simples Nacional?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Nem todas as empresas podem se enquadrar no Simples Nacional. Para optar por esse regime, a empresa precisa atender a alguns critérios estabelecidos na legislação:

  • Faturamento anual de até R$4,8 milhões.

  • Estar dentro das atividades econômicas permitidas no regime.

  • Não possuir sócio estrangeiro.

  • Não ser uma sociedade por ações (S.A.)”

  1. Quais são os benefícios do Simples Nacional?

Segundo o Blog da é-Simples Auditoria: ”A legislação do Simples Nacional trouxe diversos benefícios para as micro e pequenas empresas. Alguns dos principais são:

Essas vantagens tornam o Simples Nacional uma ótima escolha para pequenos negócios que desejam crescer sem enfrentar a complexidade dos regimes tributários tradicionais.”

Como fazer o cálculo do Simples Nacional?

Para isso, teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!

Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-contadores-cnt e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!

Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!

Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.

Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.

No Blog da é-Simples tem artigo completo com o tema: Legislação do Simples Nacional: saiba qual é e os seus benefícios!

Acesse: https://blog.esimplesauditoria.com.br/legislacao-do-simples-nacional/

Obrigado pela leitura!

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.5078 5.5108
Euro/Real Brasileiro 6.46412 6.48088
Atualizado em: 16/12/2025 19:18

Indicadores de inflação

09/202510/202511/2025
IGP-DI0,36%-0,03%0,01%
IGP-M0,42%-0,36%0,27%
INCC-DI0,17%0,30%0,27%
INPC (IBGE)0,52%0,03%0,03%
IPC (FIPE)0,65%0,27%0,20%
IPC (FGV)0,65%0,14%0,28%
IPCA (IBGE)0,48%0,09%0,18%
IPCA-E (IBGE)0,48%0,18%0,20%
IVAR (FGV)0,30%0,57%0,37%