Notícias

3 práticas para manter negócios relevantes em um mercado em transformação

Ao adotar essas práticas, empresas criam bases sólidas para enfrentar crises, inovar de forma consistente e manter relevância em ambientes cada vez mais dinâmicos

Em um cenário de mudanças aceleradas, empresas precisam adotar práticas que garantam relevância e crescimento sustentável. Peter Drucker já destacava que organizações bem-sucedidas são aquelas que antecipam tendências e se adaptam rapidamente a novos contextos.

1. Cultura de inovação e aprendizado

Clayton Christensen mostra que empresas inovadoras tratam erros como oportunidades de evolução. Ao estimular a experimentação e o aprendizado contínuo, negócios criam soluções mais ágeis e competitivas.

2. Propósito e impacto social

Raj Sisodia, com o conceito de capitalismo consciente, reforça que empresas guiadas por valores claros conquistam a lealdade de clientes e colaboradores. Negócios com propósito alinham crescimento econômico a benefícios sociais e ambientais.

3. Colaboração e redes estratégicas

Simon Sinek destaca que parcerias sólidas ampliam recursos e perspectivas. Empresas que colaboram com outras organizações, universidades e startups aceleram a inovação e expandem seu alcance de mercado.

Construindo negócios preparados para o futuro

Ao adotar essas práticas, empresas criam bases sólidas para enfrentar crises, inovar de forma consistente e manter relevância em ambientes cada vez mais dinâmicos.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.3961 5.3991
Euro/Real Brasileiro 6.18812 6.20347
Atualizado em: 05/11/2025 07:21

Indicadores de inflação

08/202509/202510/2025
IGP-DI0,20%0,36%
IGP-M0,36%0,42%-0,36%
INCC-DI0,52%0,17%
INPC (IBGE)-0,21%0,52%
IPC (FIPE)0,04%0,65%
IPC (FGV)-0,44%0,65%
IPCA (IBGE)-0,11%0,48%
IPCA-E (IBGE)-0,14%0,48%
IVAR (FGV)0,28%0,30%