A melhoria no serviço público tem sido uma constante no Governo de Mato  Grosso. Na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) os investimentos em  tecnologia e qualificação dos servidores, além de garantirem o aumento  da arrecadação pelo combate a evasão fiscal, têm melhorado o atendimento  oferecido ao contribuinte. Somente com as operações tributárias  controladas pelo portal da Sefaz, a economia mato-grossense movimentou  aproximadamente R$ 300 bilhões em 2009. 
Divulgado nesta sexta-feira (12.02), o relatório operacional e de  resultados da Sefaz apontou que o endereço virtual da Secretaria  registrou aproximadamente 60 milhões de serviços prestados ao  contribuinte. Estes serviços são o direcionamento e recebimento de Notas  Fiscais Eletrônicas (NF-e), orientações a contabilistas sobre a  legislação tributária e relacionamento com o Fisco estadual. Saindo da  rede de computadores, foram realizados 1,6 milhões de atendimentos  diretos no ano passado, sendo que somados aos serviços realizados pelo  portal, este número supera os 10 milhões. 
Outro reflexo da melhoria na prestação de serviços ao contribuinte está  na análise de processos. O Fisco emitiu decisão para cerca de 530 mil  processos em 2009. Para 2010, a expectativa é que este atendimento seja  ainda maior na Sefaz. “Determinamos em nosso plano de gestão a elevação  do número de processos decididos para 700 mil. Em relação aos processos,  o contribuinte poderá dar entrada e fazer o devido acompanhamento via  internet. O sistema já foi testado e rapidamente estará disponível no  portal”, destacou o secretário de Fazenda, Eder Moraes.
Também foram dedicadas 879 mil horas de trabalho na fiscalização das  operações tributárias, principalmente no controle e atendimento fiscal. O  ano foi encerrado com mais de 200 mil fiscalizações e notificações  efetuadas. “Estes são números que demonstram nossa gestão de  transparência. A cada ano que passa aumentamos o número e a qualidade  dos serviços que prestamos ao contribuinte. O resultado disso é o  crescimento da fiscalização e um ambiente de negócios justo em Mato  Grosso”, destaca Moraes.  
Para 2010, o secretário-adjunto da Receita Pública, Marcel Souza de  Cursi, adianta que em relação aos demais serviços, haverá o crescimento  no atendimento em 30%. “Isto representa que cada vez mais o contribuinte  terá velocidade nas soluções que dependem do Estado”, concluiu.